Após o primeiro evento neste formato – Jornadas Reumatológicas do Minho 2023 – que decorreram em Viana do Castelo, e após a edição de 2024, que decorreu em Braga, os dois serviços voltam a editar o evento em 2025, desta feita em Vila Nova de Cerveira, sob a organização do Serviço de Reumatologia da ULSAM.
As doenças reumáticas representam o grupo de patologias mais frequentes nos países desenvolvidos e constituem um dos principais motivos de consulta médica nos cuidados primários, sendo a principal causa de absentismo, invalidez e de reforma antecipada causando, assim, um grande impacto social e económico. É assim importante explorar e debater os novos conhecimentos nesta área.
Tendo como referência as Jornadas já realizadas nos anos transatos, que tiveram bastante sucesso em termos de afluência e recetividade, as Jornadas deste ano versarão temas de atualidade em Reumatologia e serão dirigidas primordialmente aos Cuidados de Saúde Primários, mas também apresentam temas de interesse para outras especialidades hospitalares, além da Reumatologia, mais se dedicam às doenças do aparelho locomotor nomeadamente a Ortopedia e a Medicina Física e de Reabilitação. Existirá também a possibilidade de participação com apresentação de comunicações sob a forma de poster, com a atribuição de prémio para o melhor trabalho.
Coincidentemente, em 2025, o Serviço de Reumatologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, comemora também 30 anos de existência, pelo que, no final do primeiro dia de trabalhos haverá um momento de comemoração, com a presença prevista dos elementos que contribuíram de forma mais relevante para o estabelecimento e crescimento do serviço de reumatologia no Alto Minho.
O local escolhido, em Vila Nova de Cerveira, proporciona ótimas condições logísticas para a realização deste evento, com auditório adequado e área específica com capacidade para a acomodação de exposição para a indústria farmacêutica. Permite, de igual modo, alguma descentralização das principais áreas urbanas, com vantagens para a divulgação dos serviços nas suas vertentes assistenciais e científicas. Procura-se também, com este evento conjunto, promover ainda mais a ligação entre os dois serviços de Reumatologia da Unidade, numa partilha de conhecimentos e experiências, enquadrados numa atualidade em que as fronteiras estão cada vez mais esbatidas e a circulação de pessoas é cada vez mais uma realidade.