Entre elas, o fim do alargamento do período experimental para quem procura o primeiro emprego ou está em situação de desemprego de longa duração, e também a gratuitidade dos transportes públicos para todos os jovens até aos 25 anos.
O partido defende ainda a eliminação das propinas na licenciatura, nos CTeSP e nos mestrados integrados, o alargamento do número de bolsas e o aumento do seu valor, assim como a criação de alojamento estudantil público para todos os estudantes deslocados.
Além disso, o Bloco de Esquerda propõe também apoios específicos para quem queira frequentar cursos profissionais fora da sua área de residência e quer garantir mais psicólogos nas escolas, com o objetivo de alcançar o rácio de um psicólogo por cada 500 alunos.
“Paralelamente, defendemos o apoio à participação dos jovens e das associações estudantis nas decisões políticas, o reforço das campanhas de sensibilização sobre os direitos das crianças e jovens, e a criação de mais apoios à cultura, com destaque para jovens artistas e projetos em escolas, promovendo também a coesão territorial na distribuição dos financiamentos“, revelou ainda o Bloco num comunicado enviado à Rádio Geice.