Em comunicado, o Comando Territorial de Viana do Castelo adianta que “o animal foi entregue aos militares da Guarda durante a ação de policiamento de uma prova desportiva, por um casal de cidadãos que o encontrou nas imediações do percurso”.
Após avaliação preliminar, verificou-se que a raposa apresentava “sinais de desorientação e uma lesão numa das patas, tendo sido acolhida em segurança, mantida em local adequado, alimentada e monitorizada até ser recolhida por técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade competente para garantir os cuidados veterinários necessários e a sua posterior reintrodução no habitat natural”.
A Guarda Nacional Republicana lembra que, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a preservação da fauna e da biodiversidade. Para o efeito, encontra-se disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), a funcionar 24 horas por dia para denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.