Este encontro reuniu mais de 200 coralistas numa “celebração da paz, dos direitos humanos e da força transformadora da música”.
Com concertos realizados no emblemático Teatro Politeama Garibaldi e na imponente Igreja de Santa Maria degli Angeli alla Gancia, o evento destacou-se pela “intensidade emocional, pelo intercâmbio cultural e pelo profundo espírito de partilha entre coros e maestros de diferentes origens”.
“A iniciativa teve ainda um momento de grande simbolismo com a presença de Samira Karimyar, jovem afegã refugiada residente em Viana, que se juntou ao grupo nesta viagem”, refere o coro em comunicado.
Ativista pelos direitos das mulheres, Samira teve oportunidade de se encontrar com outras jovens afegãs envolvidas no projeto, partilhar a sua história em palco e “dar voz a causas que transcendem fronteiras, tanto nos concertos como nas entrevistas que concedeu”:
Segundo Liliana Quesado, fundadora e maestrina do Coro CantoenCanto, “foi uma experiência indescritível e inesquecível, que ficará para sempre na memória de todos. A música tem o poder de unir o mundo, e este projeto foi prova disso. Sentimo-nos profundamente gratas pela forma como fomos acolhidas, pela força humana vivida em palco e pelas amizades criadas. Como maestrina, não poderia estar mais orgulhosa do meu coro e da forma como representamos a nossa cidade e o nosso país.”
O sucesso e o impacto desta participação deixaram no ar um sonho que já começou a germinar: a possibilidade de trazer o projeto My Voice for You até Viana do Castelo, promovendo assim um novo encontro entre vozes que se unem para transformar o mundo — uma nota de esperança, cultura e união através da música.
O Coro CantoenCanto nasceu em janeiro de 2024, em Viana do Castelo, pela mão da maestrina Liliana Quesado, com o objetivo de dar voz à partilha, à amizade e à transformação social através da música.
É um coro feminino composto por cerca de 35 elementos, dos 10 aos 70 anos, provenientes de diferentes áreas profissionais e percursos de vida, muitos dos quais a cantar em grupo pela primeira vez.