Em comunicado, revela que foi “com imensa alegria” que recebeu a notícia e que é com “muita esperança” que acolheu as suas primeiras palavras enquanto Pontífice.
Leia aqui:
«Foi com imensa alegria que a Igreja diocesana de Viana do Castelo, em comunhão com a Igreja Universal, recebeu a notícia da eleição do novo Papа.
O Cardeal Robert Francis Prevost, que sucede ao Papa Francisco como Bispo de Roma e 267.° Sumo Pontífice da Igreja Universal, escolheu o nome de Leão XIV. Sabemos que é o primeiro Pontífice norte-americano, foi missionário e Arcebispo no Peru e Superior Geral da Ordem de Santo Agostinho.
Pela escolha do nome de Leão XIV, reconhecemos que se coloca na senda do Papa Leão XIII, que no final do século XIX soube captar realidade social e o drama daqueles que eram vítimas da “revolução industrial” e deu início à intervenção evangélica da Igreja atenta ao gemido dos marginalizados e oprimidos, abrindo o caminho para
doutrina social da Igreja.
Deparamo-nos hoje com realidades sociais que continuam a reclamar por justiça e por misericórdia, mas igualmente somos permanentemente surpreendidos por novos pobres a clamar por atenção e amparo.
É perante um mundo de desespero e de angústia, de conflitos e de violência, de desigualdades e de falta de dignificação da pessoa humana que voltamos o nosso olhar para o Papa Leão XIV e rezamos por ele e pelo seu pontificado.
É significativo o interesse manifestado e a alegria que se sentiu da parte da sociedade com a eleição do Papa Leão XIV. Isto manifesta um mundo sedento de amor, de verdade, de justiça e de paz.
É com muita esperança que acolhemos as suas primeiras palavras anunciar a Cristo Ressuscitado com a expressão «a paz esteja convosco», a convidar-nos ao diálogo e a darmos as mãos a Deus e uns aos outros.
Ele próprio manifestou a sua decisão de continuar a renovação da Igreja, apelando à sinodalidade e a uma missão evangelizadora comum de todos os baptizados. Que cada diocesano e cada comunidade cristã reconheça nesta hora um convite à renovação pessoal e comunitária à luz do evangelho e um decisivo empenho na missão evangelizadora da Igreja.
Elevemos a nossa oração de acção de graças ao Senhor, implorando as Suas bênçãos para o novo Pontífice.»