“PIRACEMA – uma carta de amor ao Teatro”, de Dani Duarte, aluna do Curso Técnico em Direção Cinematográfica da Academia Internacional de Cinema AIC de São Paulo, Brasil, venceu o Prémio PrimeirOlhar Oficial. A jovem levará para casa 1500 euros. O júri deste galardão foi constituído por Inês Rebanda Coelho, Suso Novás Andrade e Valter Vinagre.
Já o júri do Prémio PrimeirOlhar / Cineclubes 2025 (1000€), composto por Fernando Mosquera, Maria de Lurdes Martins e Miguel Blanco Hortas, decidiu premiar a curta-metragem “The Closing of a Refinary”, de Vasco Monteiro, aluno do Curso de Fotografia e Cinema Documental do IPP- ESMAD.
“Severin” de Gonçalo Cabral e Ana Melo, alunos da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, arrecadou o Prémio PrimeirOlhar / Graça Lobo 2025 (com um valor de 500 euros). O júri deste galardão foi composto por Afonso Campos, Beatriz Silva, Bruna Batista, Cláudia Correia, Filipa Garcia, Leonor Barreto e Renata Baptista.
Esta é uma das mais relevantes secções do Festival. Tem como objetivo promover o cinema documental e destacar os melhores filmes produzidos por alunos de escolas de cinema, de audiovisuais e de comunicação, ou por participantes em cursos promovidos por outras entidades de Portugal, de outros países de língua portuguesa e da Galiza.
Os filmes candidatos aos Prémios PrimeirOlhar foram apresentados durante a secção Olhares Frontais (coordenada pelo realizador Pedro Sena Nunes), entre 9 e 11 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Ainda há muito para ver nos ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana que, só este ano, tiveram mais de 3000 alunos inscritos.
Esta edição dos ENCONTROS de Viana esteve fortemente reforçada com a presença de participantes da Galiza, que em muito também se deve ao facto de Viana do Castelo, ser este ano, Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
Os ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana são organizados pela Associação AO NORTE em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.