FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

19 Mai 2025

Finalista do IPVC desafiados a serem “protagonistas de uma nova comunidade”

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Numa cerimónia que marcou o fim de um ciclo académico e o início de novos desafios pessoais e profissionais, Ana Paula Vale, vice-presidente do IPVC, o Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, e Henrique Maciel, presidente da Federação Académica, deixaram apelos claros aos finalistas: protagonismo social, compromisso cívico e confiança no futuro foram as palavras de ordem numa missa onde a emoção deu lugar à responsabilidade.

“O mundo que se abre à vossa frente exige coragem, criatividade e compromisso. Portugal precisa de vocês: de jovens com ideias novas e com capacidade de responder a problemas reais com soluções sustentáveis.” Foi com este apelo direto que Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, se dirigiu aos estudantes na Missa de Finalistas da instituição, que decorreu este domingo no Campo da Agonia, em Viana do Castelo.

Sublinhando a relevância da formação superior na transformação das sociedades, Ana Paula Vale lembrou que a formação que os estudantes receberam no IPVC lhe dará “ferramentas sólidas para isso”. “Dá-vos – continuou – conhecimento, mas também sentido crítico. Dá-vos competências técnicas, mas também humanas.”

A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo reforçou o apelo aos diplomados: “Com estes alicerces, podem dar passos seguros e, acima de tudo, podem dar contributos relevantes para a sociedade, para um Portugal mais justo, mais inclusivo, mais moderno e mais preparado para o futuro.

Perante o olhar atento de centenas de pessoas, Ana Paula Vale agradeceu ainda às famílias dos estudantes pela confiança depositada na instituição, deixando uma mensagem clara sobre o papel transformador dos diplomados: “Hoje, não celebramos apenas o final de um percurso académico. Celebramos um marco. Celebramos também a nossa missão maior que é formar cidadãos conscientes, competentes e comprometidos.”

Numa referência ao futuro e à marca IPVC, apelou ainda a que os finalistas se registem na comunidade alumni do Politécnico de Viana do Castelo: “Continuaremos ao vosso lado. Queremos que façam parte da nossa comunidade alumni, que partilhem connosco os vossos desafios, que nos tragam as vossas ideias, que nos ajudem a crescer.”

Ana Paula Vale não terminou sem antes citar o Papa Francisco para reforçar o papel ativo que espera dos estudantes agora diplomados: “Arrisquem, mesmo que errem. Não vivam uma vida anestesiada, não olhem o mundo como turistas. Sejam protagonistas da mudança.”

A celebração foi promovida pela Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo e pela Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e reuniu centenas de finalistas, familiares, amigos e docentes. A cerimónia assinalou simbolicamente o fecho de um ciclo de formação e o início de uma nova etapa profissional, num mundo marcado pela mudança constante e pela exigência crescente de versatilidade, multidisciplinaridade e atualização contínua de competências.

O Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, dirigiu também uma mensagem forte aos presentes, apelando à responsabilidade ética e social dos novos diplomados. “Sejam protagonistas de uma nova comunidade”, disse, defendendo que “toda a vossa preparação académica foi uma capacitação para melhor servir os irmãos, dando preferência aos mais marginalizados, excluídos, pobres e abandonados.” E acrescentou: “Somos interpelados por uma sociedade onde reina a violência, a guerra, na qual tantos gemidos se dirigem aos nossos ouvidos na esperança de obter da nossa parte uma resposta.”

Henrique Maciel, presidente da Federação Académica do IPVC e finalista do curso de Turismo, reforçou o significado emocional do momento. “Hoje, mais do que o fim de um percurso, celebramos tudo o que ele significou: esforço, dedicação e superação.” Enalteceu ainda o papel das famílias, professores e amigos e sublinhou que é tempo de “deixar marca”, com coragem e responsabilidade.

A cerimónia foi acompanhada pelo coro Sementes de Deus e ficou marcada pela emoção, mas também pelo foco num futuro exigente. Um momento de celebração que, mais do que um ponto final, assinala o verdadeiro início de uma nova etapa.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts