Natural de Arcos de Valdevez, presidiu a Câmara Municipal do concelho até há poucas semanas, mas deixou o cargo para se candidatar a São Bento.
Viana do Castelo, tal como há um ano, elege cinco deputados à Assembleia da República.
Nota Biográfica
João Manuel do Amaral Esteves é natural do concelho de Arcos de Valdevez, casado e pai de dois filhos, licenciado em Matemática e Ciências de Computação pela Universidade do Minho (1993) e mestre em Gestão de Empresas pela Universidade do Porto (2003).
De janeiro de 1994 a outubro de 2009 foi vereador tendo assumido a vice-presidência da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a responsabilidade pelas áreas da educação, turismo, desporto, cultura, associativismo, planeamento, urbanismo e desenvolvimento económico.
Em 2009 foi docente convidado pelo Instituto Politécnico de Viana Castelo (IPVC) e pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) para ministrar as áreas das tecnologias de informação e comunicação, empreendedorismo, planeamento e gestão de sistema de informação.
De novembro de 2009 a outubro de 2011 assume o cargo de Tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez e a responsabilidade pela Gestão e Coordenação dos Serviços nas áreas da saúde, ação social e educação.
De novembro de 2011 a setembro de 2013 assume a Coordenação do Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica.
De outubro de 2013 a setembro de 2017 exerceu funções de Presidente da Câmara, tendo assumido os pelouros, coordenação Geral, Juntas de Freguesia, Cultura, Desenvolvimento Económico (Rural, Comercial, Industrial e Turismo), Planeamento e Ordenamento e Obras Públicas Municipais.
Em outubro de 2017 foi reeleito Presidente da Câmara, onde assumiu os pelouros, Coordenação Geral, Juntas de Freguesia, Cultura, Desenvolvimento Económico (Rural, Comercial, Industrial e Turismo), Planeamento e Ordenamento, Obras Públicas Municipais e Diáspora e Relações Internacionais.
Em setembro de 2021 foi reeleito Presidente da Câmara, onde assumiu os pelouros, Coordenação Geral, Administração e Finanças, Obras Particulares, Juntas de Freguesia, Cultura, Desenvolvimento Económico (Rural, Comercial, Industrial e Turismo), Planeamento e Ordenamento, Obras Públicas Municipais e Diáspora e Relações Internacionais.