A sessão, segundo a Câmara de Viana do Castelo, decorreu “num ambiente de diálogo construtivo”, contando com a presença de representantes das associações juvenis, instituições educativas e com a Vereadora da Juventude, Carlota Borges, e respetiva equipa do Gabinete da Juventude.
Durante a ordem de trabalhos, procedeu-se “à auscultação das associações juvenis relativamente às suas propostas e contributos para a celebração do Dia Internacional da Juventude, promovendo desde já uma participação alargada e inclusiva”.
Foi ainda apresentada a vencedora do concurso MARCAviana, Dânia Cerqueira, uma iniciativa que visa destacar a identidade do concelho através da criatividade e do design.
No mesmo “espírito de valorização do talento local”, foi dado a conhecer o projeto vencedor do concurso Viana com Talento 2024 – “Lar Doce Ler”.
A sessão incluiu também a apresentação de um dos projetos vencedores do concurso Viana Jovens Empreendedores 2022, intitulado Story Tiles, cativando públicos diversos através de uma abordagem moderna e digital.
Para encerrar, foi realizada uma Tertúlia Jovem – “ Conversas Culturais”, com o Vereador da Cultura e Educação, Manuel Vitorino, proporcionando um espaço de diálogo direto entre os jovens e este responsável político, numa reflexão conjunta sobre os desafios e oportunidades na área da juventude e da cultura local.
Esta reunião reforça o papel do Conselho Municipal da Juventude enquanto plataforma essencial de escuta ativa, cooperação e representação das vozes jovens de Viana do Castelo.