“Este prémio reconhece não apenas o talento desportivo de Iúri, mas, sobretudo, os valores de respeito, integridade e espírito desportivo que tem demonstrado ao longo da sua carreira. É uma distinção que enaltece o seu caráter dentro e fora das competições, honrando também a freguesia de Santa Marta de Portuzelo“, lê-se.
“A Junta de Freguesia congratula calorosamente Iúri Leitão por este reconhecimento internacional, expressando orgulho e admiração por ver um dos seus a ser exemplo de excelência e fair play no desporto europeu“, acrescenta.
A candidatura de Iúri Leitão ao European Fair Play Awards foi submetida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), e contou com o apoio da Confederação do Desporto de Portugal, e da Federação Portuguesa de Ciclismo.
O IPDJ realçou na candidatura, não só os brilhantes resultados desportivos, mas a sua conduta humana, imbuída dos mais elevados valores éticos que o desporto engloba.
Nos Jogos Olímpicos de Paris, durante a prova Omnium, na qual Iúri conquistou a medalha de prata, demonstrou um espírito de fair play ímpar quando, no momento crucial da competição, começou a perseguir o francês Benjamin Thomas, que liderava a prova. A dada altura, Benjamin caiu e, em vez de pressionar o ataque, Iúri decidiu seguir a sua consciência e esperar que o seu adversário regressasse à pista, garantindo que estava bem.
“O IPDJ está comprometido com a valorização e a afirmação do desporto através de valores como a ética e o fair play. são também desígnios do IPDJ. A ação de Iúri Leitão, enquadrada numa competição deste nível, mereceu, da parte do IPDJ, o devido reconhecimento do mérito e da excelência. Mantemos a esperança de conquistar, com a valorização destes gestos, sobretudo no desporto de alta competição, com enorme visibilidade pública, um desporto com valores“, declarou Lídia Praça, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ.
A cerimónia de atribuição do prémio decorrerá em Olímpia, na Grécia, no dia 19 de maio.