A antiga ministra da Habitação do governo de António Costa volta a ser eleita, depois de também ter sido nas legislativas de 2024.
Viana do Castelo, tal como há um ano, elege cinco deputados à Assembleia da República.
Nota Biográfica
Marina Sola Gonçalves nasceu em Caminha a 23 de abril de 1988. É Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e Mestre em Direito Administrativo pela mesma Faculdade. É jurista, com a inscrição suspensa na Ordem dos Advogados a pedido da própria.
Deputada eleita à Assembleia da República na XIV e XVI Legislaturas pelo círculo de Viana do Castelo, é Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
Integra como efetiva a Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública. É ainda membro suplente da Comissão de Poder Local e Coesão Territorial e da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados.
Exerceu funções de Ministra da Habitação no XXIII Governo Constitucional e de Secretária de Estado da Habitação do XXII Governo Constitucional.
Exerceu a atividade de advocacia até novembro de 2015, quando iniciou funções como assessora do gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, tendo exercido antes funções como assessora do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
Desempenhou depois funções de Chefe do Gabinete, primeiro no Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e depois no Gabinete do Ministro das Infraestruturas e da Habitação (entre março de 2018 e outubro de 2019).