A comitiva visitou Deli, Agra, Fatehpur Sikri, Jaipur, Goa e Mumbai, percurso marcante pela densidade do encontro com a realidade humana, cultural e histórica.
“Foram, sem dúvida, momentos altos a visita ao Raj Ghat, o mais marcante símbolo da nação indiana, onde Mahatma Gandhi foi cremado, em Deli, e a sua casa, em Mumbai; a visita ao Taj Mahal, uma das novas Sete Maravilhas do Mundo, em Agra; a visita a Goa e Mombai, onde a memória dos portugueses ainda é evidente“, confessou o padre Vasco Gonçalves à Rádio Geice.
“A chegada e estadia em Goa foi um momento emotivo para todo o grupo, não só pela visita a várias igrejas cristãs (hoje em Goa só 30 % são católicos) e à velha Goa, mas sobretudo pela eucaristia celebrada na Basílica do Bom Jesus, onde se encontram os restos mortais de São Francisco Xavier“, acrescentou.
Outro ponto alto foi a visita à Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a recepção pelo pároco e Vigário Geral da diocese, Walter, que todos os domingos celebra missa em português no respetivo Santuário.
O último dia foi vivido em Bombay, com o grupo a ter a oportunidade de fazer uma caminhada pelo Parque Nacional de Sanjay Gandhi, de visitar as cavernas ou grutas de Kanheri, e de interagir com famílias de macacos que ali vivem.
Eis alguns registos da viagem: