Durante o evento destacaram o papel da Expocidades como espaço de encontro e cooperação transfronteiriça entre a Galiza e o norte de Portugal, sublinhando a importância do turismo de proximidade como motor económico e cultural para os 28 municípios e entidades participantes.
A feira oferece durante todo o fim de semana um programa completo de atividades que valoriza a riqueza cultural, patrimonial e gastronómica do Eixo Atlântico. Sarria preparou também um programa paralelo, onde se destacam visitas guiadas pelo Caminho Francês, sobre o papel das antiguidades em Sarria, assim como sobre a vida de Matías López, reconhecido empresário e chocolateiro local; provas de vinhos galegos e portugueses; degustações gastronómicas; concertos e mostras de artesanato ao vivo.
A música terá um papel de destaque com um cartaz que inclui o Rancho Folclórico de Santo André de Sobrado de Valongo, o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo de Viana do Castelo e o Grupo Varinas da Afurada de Vila Nova de Gaia.
No domingo realizar-se-á uma sessão de fado ao meio-dia com a cantora Iria Estévez, enquanto no sábado será a vez do concerto da banda local Louband, do grupo de Sarria Clarisaxos e de uma banda tributo a ABBA.
Os mais pequenos poderão desfrutar de oficinas de chocolate, magia e criação de instrumentos, enquanto os adultos terão a oportunidade de participar numa oficina de dança tradicional galega.
Além disso, em Vila do Conde poderão ser contempladas demonstrações ao vivo de Rendas de Bilros, enquanto em Barcelos as crianças poderão participar em oficinas infantis de pintura de galos.
Em Braga, a atividade infantil “Queres pintar um Cavaquinho” permitirá aproximar-se da tradição musical de forma lúdica.
Também no stand de Vila Nova de Gaia haverá jogos infantis, uma mostra de panificação tradicional com Broa de Avintes e sorteios de experiências gastronómicas que completarão a oferta cultural da feira.
Os sabores mais emblemáticos da Galiza e do norte de Portugal estarão muito presentes na Expocidades, com um percurso gastronómico que inclui vinhos, doces, empadas e conservas de localidades como Felgueiras, Vila Real, Peso da Régua, Guimarães, Matosinhos, Vila Pouca de Aguiar, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Valongo, Bragança e Monforte de Lemos, oferecendo assim uma ampla mostra de produtos tradicionais e iguarias da região.
Promovida pelo Eixo Atlântico, a Expocidades reafirma o seu compromisso com a promoção do intercâmbio cultural e o desenvolvimento turístico sustentável entre os territórios da Galiza e do Norte de Portugal, transformando Sarria durante três dias numa montra da diversidade e do património comum.