O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou que este é “um dia especial” que inclui “um ato simbólico de reconhecimento da nossa capacidade, da nossa audácia, do nosso querer cuidar do nosso território”, destacando os homenageados como “fonte de inspiração para todos”.
“Os funcionários municipais estão, tal como nós, executivo, absolutamente comprometidos com a gestão do nosso território”, frisou.
Em 18 de junho de 1258, D. Afonso III outorgou o primeiro foral de Viana. Neste documento é determinada a fundação do município e definidos os seus limites, são concedidos direitos e estatutos, bem como conhecidas algumas regras e punições: “quero fazer uma póvoa, no lugar chamado Átrio, na foz do Lima, à qual de novo imponho o nome de Viana” e “tudo o que dentro destes termos possuo de facto ou de direito o dou e concedo a todos vós povoadores atuais e futuros de Viana”.
Mais tarde, surge uma segunda versão, datada de 18 de junho de 1262, mais de carácter territorial e jurisdicional. Os originais destes documentos encontram-se à guarda do Arquivo Nacional Torre do Tombo.
Em 1437, a pedido do concelho de Viana, Fernão Lopes faz o treslado do foral, uma vez que o original já estaria muito deteriorado. Este documento encontra-se no Arquivo e Memória do Município de Viana do Castelo e é constituído por uma folha de pergaminho, com 57.5cm de largura e 76.5cm de altura, contendo o cordão do selo pendente que já não existe.