Com produção da VianaFestas e realização de Flávio Cruz, o filme conta com a participação especial de cerca de duzentas pessoas de Viana do Castelo, com ligação aos quadros da Romaria, que aceitaram participar voluntariamente.
“O Legado em Cada Gesto – Romaria D’Agonia”, com voz da atriz Custódia Gallego, transporta-nos “para o interior de uma antiga casa vianense, onde uma jovem descobre um baú. Lá dentro, encontra um traje tradicional, uma carta da avó e a herança de uma Romaria que se transmite de geração em geração. Guiada pelas palavras da avó, a jovem percorre uma viagem sensorial, onde o sal nas ruas, os colares de contas, os bombos e os cabeçudos são memória viva e afetiva”.
Este filme está integrado no projeto de comunicação “Somos Todos Romaria” que promove a Romaria D’Agonia em vários formatos offline e online com o objetivo de “levar os momentos das Festas de Viana do Castelo aos quatro cantos do mundo e a todos os que gostam da festa, sobretudo através das transmissões online nas suas redes sociais.