O Município de Arcos de Valdevez, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Valdevez, a Santa Casa da Misericórdia local e a Associação Social e Recreativa Juventude de Vila Fonche, assinou um protocolo de parceria que assegura a integração de alunos com necessidades educativas especiais nos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) durante as férias de verão.
Esta iniciativa, renovada após o sucesso do ano anterior, visa dar uma resposta concreta às famílias que, durante a pausa letiva, enfrentam dificuldades em conciliar a vida profissional com o acompanhamento dos seus filhos, muitas vezes por falta de respostas adequadas e inclusivas.
Através deste protocolo, as entidades envolvidas unem esforços e partilham responsabilidades. O Município e o Agrupamento de Escolas garantem os recursos humanos necessários para um acompanhamento especializado e individualizado a estes alunos, colmatando uma lacuna sentida pelas instituições que dinamizam os CATL, que por si só não teriam meios para assegurar este apoio.
Além do reforço técnico, a Câmara Municipal poderá também conceder apoio financeiro às famílias com carências económicas, para ajudar a suportar os custos da frequência destas atividades.
O sucesso do projeto-piloto no ano passado motivou a sua continuação, sendo visto pelas entidades como “um exemplo concreto de como a colaboração entre diferentes entidades pode ter um impacto direto e positivo na vida das pessoas”. A autarquia reforça o compromisso de “continuar a trabalhar em rede para melhorar a vida de todos os cidadãos”, assegurando um verão com mais oportunidades, inclusão e tranquilidade para dezenas de famílias no concelho.