A freguesia de Areosa prepara-se para três dias de grande festa em honra da sua padroeira, Nossa Senhora de Vinha. De 25 a 27 de julho, o adro da Igreja de Santa Maria de Vinha será o epicentro de um programa que une a devoção religiosa à animação popular, prometendo momentos de fé, convívio e muita música.
As festividades arrancam oficialmente na sexta-feira, 25 de julho, com a primeira alvorada às 9h00, seguida da abertura das iluminações a cargo da Nortiluz. Às 9h15, o Grupo de Bombos S. Sebastião de Darque acompanha a saída da Mordomia para Viana do Castelo. O regresso da Mordomia ao recinto da festa está previsto para as 12h00. A noite será dedicada à tradição, com uma noite de folclore a partir das 22h00, organizada pelo Grupo Etnográfico de Areosa, seguida da atuação da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, às 23h30.
O sábado, dia 26, começa com a segunda alvorada às 9h00. A tarde será preenchida com música, a partir das 15h30, com a atuação dos alunos da Escola de Música da SIRSA e do Grupo de Cordas da SIRSA, que contarão com a colaboração dos grupos de Carreço e Riba de Âncora. Após a Eucaristia Vespertina das 18h00, a animação noturna fica a cargo da banda Alta Ligação, que sobe ao palco às 22h00. A festa prolonga-se pela noite dentro com um espetáculo de fogo de artifício à meia-noite, seguido da atuação do DJ Zézé Gonçalves.
O domingo, 27 de julho, é o dia de maior solenidade religiosa. Após a terceira alvorada às 9h00, a Eucaristia Solenizada com sermão em honra da padroeira terá lugar às 10h30. Durante a tarde, a majestosa procissão percorrerá as ruas a partir das 16h00, acompanhada pela Banda de Música de Monção e pela Fanfarra de Vila Praia de Âncora. O dia termina com a tradicional despedida da Banda de Música de Monção às 19h00 e o encerramento das festividades às 20h00.
As celebrações em honra de Nossa Senhora de Vinha só terminam oficialmente a 8 de setembro, com o “Adeus à Senhora”, que inclui uma eucaristia e a descida do andor.