O evento, criado em 2013, transforma todos os anos o centro histórico daquela vila numa “autêntica Meca da cerveja artesanal”, reunindo os melhores cervejeiros do mundo.
Três cervejeiras norte americanas, uma de Miami e duas nova-iorquinas são os grandes destaques desta 12.ª edição. De Seoul na Coreia do Sul chega a Seoul Brewery, a primeira cervejeira asiática presente no ArtBeerFest. Da Argentina uma repetente, Juguetes Perdidos.
Da Europa representada por 13 países, Espanha, Italia, Bélgica, Eslovaquia, Países Baixos, Inglaterra, Dinamarca, Chequia, Estonia, Suécia, Suiça, Grécia, e uma estreia que nos dá imenso prazer: Ucrania! Slava Ukraina!
De Portugal 28 marcas em que indubitavelmente a cervejeira Praxis com as suas marcas Topazio e Onyx a comemorarem os seus 100 anos na “meca” da cerveja portuguesa. Mas também as marcas que começam a ser já clássicos da fermentação nacional, Going Gremlin, Dois Corvos, Musa, Pobeira, 12 Marias, Rima.
Música, performances, curadores sonoros e artistas compõe a animação deste festival, pelas ruas e praças da vila.
Uma prova cervejeira comentada no Teatro Valadares “O carácter Belga nas cervejas” com a St Bernardus, com reserva de lugar antecipada, vai mostrar a personalidade da escola belga de produção cervejeira.
Destaque ainda para a já tradicional Mikkeller World Run, na sua 8ª edição.
A circulação no recinto desenhado na zona histórica de Caminha é livre.