As paisagens de Vila Nova de Cerveira e Tomiño servirão de inspiração para dezenas de artistas no próximo dia 17 de agosto, por ocasião do XIII Concurso de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernández. Organizado pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, o evento convida amantes da pintura a captar em tela a essência e a beleza das duas margens do rio Minho.
Esta já consolidada iniciativa cultural transfronteiriça, que conta com a colaboração da Fundação Bienal de Arte de Cerveira e da Comunidade de Baldios de Goián, visa promover a criatividade e o intercâmbio artístico, transformando as ruas de ambas as localidades numa galeria a céu aberto.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente online, através do site da Eurocidade Cerveira-Tomiño, até às 13h00 (hora portuguesa) do dia 13 de agosto. Não serão aceites inscrições no próprio dia do concurso. Os participantes deverão apresentar-se na manhã do evento, entre as 08h30 e as 10h30 (hora portuguesa), na Aula Museu Antonio Fernández, para que a organização valide a inscrição e sele o suporte a ser utilizado.[
As obras finalizadas, sem assinatura e com o título no verso, deverão ser entregues para exposição na Praça Pintor Antonio Fernández entre as 16h00 e as 17h00 (hora portuguesa). Um júri composto por personalidades ligadas ao mundo das artes avaliará os trabalhos, e o anúncio dos vencedores está agendado para as 17h30 (hora portuguesa).
O concurso distribuirá mais de 2.650 euros em prémios, repartidos por três categorias: infantil (até aos 11 anos), juvenil (dos 12 aos 17 anos) e adultos. Os prémios serão atribuídos pelo Município de Tomiño, pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira e pela Comunidade de Baldios de Goián, reforçando a cooperação entre as entidades na promoção da cultura na região. O regulamento completo está disponível para consulta no site da Eurocidade.