Este Comando tem à sua responsabilidade a proteção de cerca de 240 mil cidadãos, numa área de 40,7 Km2, garantida pelos Polícias que compõem o efetivo das duas Esquadras de competência genérica, localizadas em Viana do Castelo e Ponte de Lima, e das Esquadras de Investigação Criminal, de Intervenção e Fiscalização Policial e de Trânsito, com sede na capital de distrito.
“Desde 1876, este comando tem sido um símbolo de dedicação, proximidade e profissionalismo no distrito de Viana do Castelo, garantindo a tranquilidade e o bem-estar de todos os cidadãos”, lê-se numa publicação feita nas redes sociais pela Direção Nacional da PSP.
A PSP felicita “todos os polícias e profissionais de apoio técnico-operacional que, com elevado sentido de missão, continuam a honrar este legado, servindo Portugal com empenho, rigor e excelência”.
A divisa do brasão de armas do Comando Distrital de Viana do Castelo – “A vós outros aqui se estão guardando”, do poema épico de Luís Vaz de Camões em “Os Lusíadas”, é a alusão à missão diária da Polícia em proteger o cidadão, diz a Direção Nacional da PSP.