Organizados pela European Theatre Convention como parte integrante do prestigiado festival de teatro francês, e este ano dedicados ao tema “Democracia, Liberdade e Novas Vozes”, os debates tiveram a participação de Milo Rau, encenador e mentor do movimento Resistance Now Together, que a companhia vianense integra.
Entretanto, de 28 de julho a 8 de agosto, terá lugar em Viana do Castelo a 11ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, que contou mais de 130 candidaturas de artistas da Alemanha, Brasil, Estados Unidos da América, França, Hungria, Itália, Portugal, Sérvia, Turquia e Ucrânia, numa edição consagrada ao tema “O Teatro de Pina Bausch” que trará a Portugal, entre outras personalidades artísticas de renome nacional e europeu, Jean-Laurent Sasportes, membro da companhia da coreógrafa alemã e seu bailarino convidado desde 1979.
Também a criação Quantas Meninices! cocriada e interpretada por Nuno J. Loureiro, que em junho fez 32 apresentações em 23 instituições de Educação Pré-Escolar do Concelho de Viana do Castelo, foi no passado dia 4 de julho distinguida pela organização internacional Theatre Green Book, entidade promotora de boas práticas de sustentabilidade nas artes performativas, como exemplo de inovação ecológica na criação teatral, tendo sido incluído como estudo de caso na plataforma Green Book, por “demonstrar como a consciência ambiental pode estar na base da conceção artística sem comprometer a qualidade ou a expressividade do objeto final”.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana emprega 14 profissionais a tempo inteiro e em 2026 vai assinalar 35 anos de atividade, sendo a estrutura fundacional da criação artística profissional do Alto Minho.
Apoiada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo como Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda desde 1991, está em processo de renovação do Apoio Sustentado 2027-2030 da Direção Geral das Artes do Ministério da Cultura.