FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

Há 6 horas

Cooperação ibérica: Meios aéreos espanhóis reforçam combate ao incêndio do Lindoso

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A informação foi confirmada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que coordena as operações no terreno.

O combate ao incêndio de grandes dimensões que lavra desde sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Ponte da Barca, foi reforçado esta segunda-feira com a intervenção de quatro meios aéreos espanhóis, numa demonstração de cooperação ibérica no combate aos fogos rurais. A informação foi confirmada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que coordena as operações no terreno.

Num balanço feito ao meio-dia, a ANEPC informou que o fogo estava a ser combatido por um total de 13 meios aéreos, 269 operacionais e 85 veículos. As aeronaves espanholas foram cruciais para apoiar os esforços na região Norte, numa altura em que o incêndio apresentava duas frentes ativas, uma junto à localidade de Froufe e outra perto de Ermida.

Apesar da dimensão e da proximidade das chamas a algumas povoações, as autoridades garantiram que, até ao momento, não se verificou a necessidade de evacuar habitações ou aldeias.

O incêndio, que deflagrou na noite de sábado na localidade de Parada, freguesia do Lindoso, tem sido particularmente desafiador devido ao vento forte, à orografia acidentada e aos difíceis acessos, que obrigam a uma estratégia de combate apeado combinada com a ação dos meios aéreos. A intensidade do fogo foi tal que o fumo chegou a vários concelhos do Minho, incluindo Braga, e a outros distritos como Porto, Aveiro e Coimbra.

A situação levou a Câmara Municipal de Ponte da Barca a acionar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil à meia-noite de segunda-feira, para garantir a mobilização de todos os recursos necessários. Ainda assim, o presidente da Câmara, Augusto Marinho, manifestou preocupação com os “muitos reacendimentos” que têm complicado as operações de combate.

As autoridades competentes, nomeadamente a GNR, estão a investigar as causas do incêndio, que teve início durante a noite. O fogo já causou prejuízos significativos, incluindo a morte de gado e a destruição de anexos e alfaias agrícolas.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts