Os imponentes carros de combate do Regimento de Cavalaria 6 (RC6) de Braga “invadiram” esta terça-feira as ruas de três concelhos do Alto Minho, para gáudio de miúdos e graúdos. A iniciativa, denominada “Dragões Visitam o Minho”, está na sua segunda edição e visa aproximar o Exército da comunidade, mostrando os seus meios e interagindo com a população.
Durante a manhã, a coluna militar marcou presença em Valença e Vila Nova de Cerveira, estando prevista a sua passagem por Caminha ainda durante o dia de hoje. Por onde passam, os “Dragões do Minho”, como também são conhecidos os militares do RC6, geram uma onda de curiosidade e entusiasmo. Os mais velhos aplaudem a iniciativa, enquanto os mais novos, especialmente as crianças, ficam maravilhados com a dimensão dos veículos militares e com a rara oportunidade de poderem visitar o interior destas máquinas de combate.
A recetividade tem sido extremamente positiva, com muitas pessoas a saírem à rua para ver de perto as viaturas e interagir com os militares. O principal objetivo desta ação é precisamente estreitar os laços entre a instituição militar e os cidadãos, permitindo que diferentes gerações conheçam melhor o equipamento e o trabalho desenvolvido pelo Exército Português.
A 2ª edição da iniciativa “Dragões Visitam o Minho” percorre, até ao dia 31 de julho, vários concelhos dos distritos de Braga e Viana do Castelo. Depois da passagem por Valença, Cerveira e Caminha, a comitiva militar seguirá para Melgaço e Monção na quarta-feira, terminando o seu périplo pelo Minho em Paredes de Coura e Ponte de Lima na quinta-feira.