O Município de Ponte de Lima vai celebrar os 900 anos da outorga do seu foral com um grande festival de música nos dias 22 e 23 de agosto. O Areal do rio Lima será o palco do “Festival 900 Anos de Foral”, que contará com atuações de Resistência, Gipsy Kings by Diego Baliardo, Bárbara Bandeira e Gabriel, O Pensador.[2] O evento, com entrada livre, promete duas noites memoráveis, inseridas nas vastas comemorações que se prolongam até 2026.
As festividades arrancam na sexta-feira, 22 de agosto, às 21h30, com a icónica banda portuguesa Resistência. Fundado nos anos 90 por nomes como Pedro Ayres Magalhães, Fernando Cunha, Tim e Miguel Ângelo, o grupo é considerado um dos mais emblemáticos da música nacional e promete revisitar os hinos que marcaram gerações. A primeira noite encerra com os ritmos contagiantes dos Gipsy Kings by Diego Baliardo, que sobem ao palco às 23h30.[5] A banda, mundialmente famosa por sucessos como “Bamboléo” e “Djobi, Djoba”, regressa a Portugal para uma atuação que se antecipa vibrante.
No sábado, 23 de agosto, a noite começa às 21h30 com Bárbara Bandeira, uma das mais proeminentes estrelas da música pop portuguesa. Com uma carreira marcada por prémios como o Globo de Ouro para Revelação do Ano (2017) e os MTV Europe Music Awards (2022 e 2024), e após ter sido a artista convidada para a abertura dos concertos dos Coldplay em Coimbra, a sua presença carismática promete um espetáculo arrebatador. O festival encerra às 23h30 com o prestigiado rapper, compositor e escritor brasileiro Gabriel, O Pensador. Conhecido pelas suas letras inteligentes e postura positiva, é uma referência do rap em língua portuguesa e trará uma atuação poderosa para o fecho do evento.
Este festival é uma das muitas iniciativas que solidificam Ponte de Lima como um destino cultural de referência. As celebrações dos 900 anos da outorga do foral pela Rainha D. Teresa, a 4 de março de 1125, estender-se-ão até 4 de março de 2026, com um programa diversificado que une história, cultura e entretenimento