A operação, que visou ” garantir a segurança rodoviária e a livre circulação dos utentes da via ” EN305, culminou com um total de 43 infrações por estacionamento irregular, segundo adiantou a GNR, em comunicado.
“Recorda-se que o estacionamento irregular pode obrigar os veículos a circular em contramão, dificultar o acesso a viaturas devidamente estacionadas ou a ocupação de lugares legalmente disponíveis, colocando em risco todos os utilizadores da via”, reforçou a nota.
Paralelamente à vertente de fiscalização, foi promovida uma ação de sensibilização ambiental por militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), com o intuito de alertar os frequentadores para a importância da preservação dos ecossistemas locais, nomeadamente da fauna, da flora e dos recursos hídricos.
A operação contou com o reforço do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) e do Destacamento de Trânsito de Viana do Castelo.
A GNR reforça “a necessidade de uma utilização responsável e consciente deste espaço natural. O respeito pelas normas de trânsito e pela proteção ambiental é essencial para manter o local seguro, limpo e acessível a todos”.