Fundado em 1964, este festival é “um dos maiores e mais respeitados” encontros internacionais de folclore da Europa Central. Conta com a participação de mais de 17 países e cerca de 70 grupos locais reunindo milhares de visitantes e entusiastas da cultura tradicional em várias cidades da região dos Montes Beskidy, decorrendo durante 9 dias em cinco cidades principais — Wisła, Szczyrk, Żywiec, Maków Podhalański e Oświęcim — complementado por eventos em quatro outros locais: Ujsoły, Jabłonków, Istebna e Bielsko‑Biała.
O festival, acreditado sob a chancela do CIOFF – Conselho Internacional de Organização de Festivais Folclóricos, inclui ainda uma competição internacional, reunindo grupos de todo o mundo com um espetáculo de aproximadamente 40 minutos cada, avaliados por um júri especializado.
A seleção do grupo para este festival de grande prestígio foi recebida com enorme orgulho por todos os seus elementos. “É com profundo sentimento de responsabilidade e honra que aceitámos este convite. Representar Portugal num festival com esta história e dimensão é um marco na vida do grupo e um tributo à nossa terra e às nossas gentes”, afirma a direção do Grupo Etnofolclórico RENASCER de Areosa.
Este tipo de participação internacional reforça o papel do grupo como verdadeiro embaixador cultural de Portugal, elevando o nome de Viana do Castelo, num contexto de valorização do património imaterial europeu, participando num evento que valoriza as tradições populares como património vivo da Europa, reforçando ainda o reconhecimento da cultura portuguesa no circuito internacional de folclore.
Este Festival proporciona um espaço singular de intercâmbio cultural, através da expressão musical, da dança e da etnografia, pelo que o GERA contribuirá para mostrar ao mundo a riqueza e autenticidade do folclore português e do traje á Vianesa.
A comitiva parte para a Polónia no dia 24 de julho.