A nova estrutura, que aproveita arquitetonicamente as antigas ruínas e umas alminhas situadas numa zona em frente da igreja paroquial de Deão, foi inaugurada na presença de Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal. Na ocasião, o Presidente da União de Freguesias lembrou que esta obra era um anseio da população e que irá trazer “prestígio à freguesia”.
Já o autarca vianense frisou que a empreitada em causa começou a dar os primeiros passos em dezembro de 2020 e que é fruto de um forte empenho da comunidade local, que agora tem um espaço com toda a dignidade. “Este é sobretudo um exemplo de modernidade que valoriza o património cultural com a conservação das ruínas e as alminhas, que assim recupera a sua dignidade”, realçou.
Luís Nobre lembrou ainda que, neste mandato, foram inauguradas 15 capelas mortuárias, num investimento global que ascende a cinco milhões de euros.