FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

29 Jul 2025

Incêndio reacende com vigor em Monção e mobiliza dezenas de bombeiros

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
As chamas, que lavram numa área de povoamento florestal, voltaram a ganhar força, exigindo uma resposta musculada por parte dos bombeiros.

Um incêndio florestal que deflagrou no domingo na União de Freguesias de Anhões e Luzio, em Monção, reacendeu-se na tarde de segunda-feira e continua a mobilizar um número significativo de operacionais no terreno. As chamas, que lavram numa área de povoamento florestal, voltaram a ganhar força, exigindo uma resposta musculada por parte dos bombeiros.

O alerta inicial para o fogo no lugar de Leiradelo, em Luzio, foi dado no domingo, por volta das 17h08.Após ter sido considerado dominado durante a madrugada de segunda-feira, quando já tinha progredido para o concelho vizinho de Arcos de Valdevez, o incêndio sofreu um reacendimento. A mudança na direção do vento fez com que as chamas invertessem o seu percurso, voltando a ameaçar a freguesia de Luzio.

Na tarde de segunda-feira, o combate ao fogo intensificou-se, chegando a mobilizar 99 operacionais, apoiados por 31 viaturas. A Estrada Municipal 505 chegou a ser cortada ao trânsito como medida de precaução. De acordo com os dados mais recentes da Proteção Civil, na manhã desta terça-feira, o incêndio continua a ser uma ocorrência ativa no distrito de Viana do Castelo, mobilizando dezenas de operacionais.

No terreno, estiveram várias corporações de bombeiros da região, incluindo os Bombeiros Voluntários de Monção, Melgaço e Vila Nova de Cerveira, além de equipas de Sapadores Florestais.

Até ao momento, não há registo de vítimas ou de habitações em perigo iminente. No entanto, a situação continua a ser acompanhada com preocupação pelas autoridades, dado que o distrito de Viana do Castelo tem sido particularmente fustigado por incêndios nos últimos dias, com ocorrências de grande dimensão também em Ponte da Barca e Ponte de Lima. As condições meteorológicas, com temperaturas elevadas e vento, continuam a ser um fator de preocupação para as equipas de combate.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts