Foram entregues 40.000 euros aos três melhores projetos. Esta iniciativa ajuda os jovens a criar negócios e projetos que fazem a diferença na comunidade de Viana do Castelo.
Este ano, o júri distinguiu, em 1.º lugar, o projeto “Cuida Viana”, uma plataforma digital que promove a participação cívica e a gestão inteligente de resíduos urbanos na cidade de Viana do Castelo. Combina uma aplicação móvel, com uma plataforma interativa e um sistema de gamificação com recompensas, com o objetivo de envolver os cidadãos – especialmente os mais jovens – na monitorização e na prevenção de situações de lixo fora do local.
Em segundo lugar, ficou o projeto “Geppetto: Restauramos Memórias”, uma oficina dedicada ao restauro de mobiliário e peças antigas. Consiste na dinamização de workshops de restauro partilhando com outras pessoas os saberes e técnicas do ofício e incentivando o reaproveitamento de materiais e a valorização de património afetivo.
Por fim, foi ainda premiado o Mission.Live.Org., uma plataforma digital inovadora de crowdfunding com livestreaming. A plataforma foi criada para revolucionar a forma como causas sociais, ambientais, culturais e projetos de emergência angariam fundos e envolvem a comunidade. Qualquer pessoa, organização ou coletivo pode lançar campanhas de angariação de fundos em direto, com vídeo ao vivo, promovendo uma ligação imediata, transparente e autêntica entre quem precisa de apoio e quem quer ajudar.
O concurso “Viana Jovens Empreendedores” é uma aposta da autarquia na valorização do talento jovem, estimulando a criação de soluções com impacto real na comunidade vianense.