Durante manhãs de convívio e partilha, os mais novos redescobriram o prazer de brincadeiras como a corrida de sacos e os jogos da corda e do lencinho. Numa manifestação de alegria contagiante, ficou provado que o património imaterial dos jogos tradicionais continua bem vivo e com capacidade para encantar as novas gerações, promovendo a socialização, a atividade física e a educação cultural. Longe dos teclados e mais perto da natureza, as crianças criaram novas e verdadeiras amizades.
Estes encontros fazem parte do projeto “Encontro de Cultura entre Margens”, uma colaboração entre as bibliotecas municipais de Monção e As Neves. A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer o intercâmbio cultural entre os dois municípios vizinhos, que têm o rio Minho como fronteira geográfica.
Desde o início do ano, o projeto já promoveu diversas atividades conjuntas. Em junho, realizou-se um percurso poético, no qual poetas convidados declamaram versos em português e galego, percorrendo pontos emblemáticos de Monção e unindo as duas línguas num diálogo artístico.
Um dos momentos altos deste intercâmbio foi a apresentação do livro de poesia “Abraça-me de silêncios”, da autoria de Elisabete Brito. A obra, descrita como um convite a mergulhar na delicadeza das palavras e na intensidade das emoções, foi apresentada no Parque da Lodeira, em Monção.