A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe o lançamento do livro, que conta com a apresentação de Maria José Guerreiro. A obra, editada em português e inglês, é o resultado de um extenso levantamento de mais de uma centena de monumentos de homenagem aos emigrantes portugueses, localizados em todo o território nacional, incluindo as ilhas.
Este trabalho é descrito como uma “história concisa e ilustrada da emigração portuguesa”. Através de estátuas, bustos e memoriais, a publicação analisa a forma como se construiu uma memória coletiva sobre a diáspora. Os monumentos retratados evocam as razões que levaram à partida, os destinos escolhidos, a saudade da terra natal e a celebração de personalidades marcantes das comunidades portuguesas no estrangeiro.
O autor, Daniel Bastos, natural de Fafe, é um historiador com vasta obra publicada sobre o tema da emigração. O seu trabalho tem sido fundamental para a valorização da memória migrante, sendo uma voz ativa junto das comunidades portuguesas. As fotografias que ilustram o livro são da autoria de Luís Carvalhido, e o prefácio é assinado pelo filósofo e escritor Onésimo Teotónio Almeida.
A sessão em Viana do Castelo será enriquecida com um momento musical protagonizado por Cândido Miranda, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal. O lançamento do livro tem vindo a percorrer diversas cidades, como Lisboa e Toronto, no Canadá, onde integrou as comemorações do Mês do Património Português.