O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR deteve, na passada quarta-feira, 24 de julho, três homens com idades entre os 33 e os 52 anos por suspeitas de tráfico de estupefacientes. As detenções ocorreram nos concelhos de Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo, no culminar de uma investigação que decorria há vários meses.
As diligências policiais, conduzidas pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Viana do Castelo, permitiram identificar e localizar os suspeitos. A operação teve um momento decisivo quando os militares da Guarda intercetaram um veículo onde seguiam dois dos homens. Na sua posse, foram encontradas 170 doses de cocaína, o que levou à sua detenção imediata.
No seguimento desta ação, as autoridades realizaram nove buscas – sete domiciliárias, uma num anexo e outra no veículo intercetado. Estas buscas resultaram na detenção de um terceiro suspeito e na apreensão de uma quantidade significativa de material ilícito. Entre os itens apreendidos encontram-se 2,49 gramas de haxixe, um comprimido de MDMA, uma arma de fogo, um taser (arma de choque elétrico), duas soqueiras, uma faca de ponta e mola, seis munições de diferentes calibres, quinze telemóveis, sete balanças de precisão e bicarbonato de sódio, substância frequentemente utilizada para adulterar estupefacientes.
Os três detidos foram presentes a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Viana do Castelo. O juiz de instrução criminal decretou a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva, para dois dos suspeitos. O terceiro arguido ficou sujeito a apresentações periódicas no posto policial da sua área de residência.
A operação contou com um considerável reforço de meios, envolvendo militares dos Postos Territoriais de Caminha e Barroselas, do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Viana do Castelo, dos Núcleos de Investigação Criminal de Arcos de Valdevez e de Valença, e do Destacamento de Intervenção (DI) de Viana do Castelo.