FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

31 Jul 2025

Paredes de Coura em festa: João Pedro Pais, Carminho e um mundo de tradições

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
De 4 a 10 de agosto, com um programa que une grandes nomes da música portuguesa.

As Festas do Concelho de Paredes de Coura prometem uma semana de grande animação, de 4 a 10 de agosto, com um programa que une grandes nomes da música portuguesa, como João Pedro Pais e Carminho, a tradições locais e folclore internacional. O evento, que culmina com as celebrações do Dia do Concelho, oferecerá um vasto leque de atividades culturais e de lazer para todos os gostos.

A abertura das festividades, na segunda-feira, dia 4, será marcada pela diversidade cultural do festival “O Mundo a Dançar”. O Largo Hintze Ribeiro será palco para as atuações de grupos folclóricos da Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Filipinas, Geórgia, Turquia e Ucrânia, que trarão as suas músicas, danças e trajes tradicionais.

No dia seguinte, a emoção toma conta das ruas com a 6ª Descida do Emigrante, uma corrida de carrinhos de rolamentos que percorrerá 900 metros desde a Estrada de Sequeiró até à Avenida de Cenon. À noite, o fado ecoará no escadório da Igreja Matriz com o grupo “Fado d’Anto”.

A quarta-feira, 6 de agosto, será dedicada aos emigrantes, com a Festa do Emigrante a decorrer no Museu Regional. O evento proporcionará o reencontro entre amigos e familiares, com petiscos tradicionais e música ao som da harpa de Obed Parra e das rusgas Sons de Coura e Courense de Paris.

A música continua a ser protagonista na quinta-feira, dia 7, com um Festival de Folclore que contará com a participação do Grupo Etnográfico da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura, do Rancho Folclórico de Santa Maria de Moreira (Monção) e do Grupo Folclórico de Ganfei (Valença).

Um dos pontos altos da semana será na sexta-feira, com o muito aguardado concerto de João Pedro Pais no Largo 5 de Outubro. A primeira parte do espetáculo estará a cargo do grupo Hugo Band e a noite terminará com o som do DJ Pedro Pagodes no Largo Hintze Ribeiro.

O sábado será preenchido com o tradicional Cortejo Etnográfico, um reflexo da identidade e das ligações da comunidade à sua terra. O dia começará com o ribombar dos bombos de vários grupos e as atuações das bandas filarmónicas de Vilela e Pevidém. A noite será animada pelo concerto do Grupo Kalhambeke e pelo set do DJ Pedro Maia.

As celebrações encerram no domingo, 10 de agosto, Dia do Concelho, que evoca os Combates de Travanca de 1662. O programa inclui uma sessão solene nos Paços do Concelho, o lançamento do CD do CouraVoce e uma procissão em honra da Nossa Senhora das Dores. As festividades terminam em grande estilo com uma noite de fado na Capela do Espírito Santo, onde a fadista Carminho apresentará o seu mais recente trabalho, “Portuguesa”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts