Promover o gosto pela leitura, democratizar o acesso à literatura e transformar as residências estudantis em espaços de crescimento cultural. É este o propósito do protocolo celebrado esta terça-feira entre o Politécnico de Viana do Castelo e a Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Através desta parceria, a Associação doa centenas de livros, abrangendo autores lusófonos e universais, assim como diversas áreas do saber. As obras irão enriquecer o chamado “Canto de Leitura”, já existente nas várias residências do IPVC, tornando-o ainda mais convidativo à descoberta e ao gosto pela leitura.
Mais do que uma simples doação, esta iniciativa reflete um compromisso partilhado com a responsabilidade social, o bem-estar estudantil e a promoção da literacia cultural. Os livros ficarão afetos aos espaços dos Serviços de Ação Social (SAS-IPVC), disponíveis para todos os estudantes, especialmente os residentes.
O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, e o administrador dos SAS-IPVC, Luís Ceia, acompanhados pelo presidente da Cavaleiros de Gutenberg, Paulo Souto, destacaram a importância de criar oportunidades de acesso à cultura como complemento essencial à formação académica.
O protocolo prevê ainda a dinamização conjunta de atividades de incentivo à leitura, reforçando o papel do Politécnico de Viana do Castelo como instituição promotora de uma educação mais inclusiva, integradora e atenta às necessidades dos seus estudantes.