O Castelo de Lindoso, um dos mais emblemáticos monumentos militares de Portugal, ganha um novo polo de atração cultural com a inauguração do seu Centro Interpretativo. A cerimónia oficial está marcada para hoje às 17h45, nas instalações do próprio castelo.
O evento contará com a presença de altas individualidades, sublinhando a importância nacional deste projeto. Estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Dr. Augusto Manuel dos Reis Marinho, e Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão.
A apresentação do novo espaço e do seu conteúdo científico estará a cargo do Professor Doutor Mário Barroca, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e uma autoridade reconhecida na área da história militar e do património. O Professor Mário Barroca foi também o autor e coordenador científico da exposição que estará patente no centro.
Este projeto resulta de um protocolo de colaboração celebrado entre o Município de Ponte da Barca e o Exército Português, que permitiu a cedência de espólio proveniente dos Museus Militares do Porto e de Lisboa. A criação do Centro Interpretativo visa valorizar e divulgar a rica história do Castelo de Lindoso, tornando-o um ponto de paragem obrigatório para todos os que visitam a região do Alto Minho.