O Município de Melgaço vai revelar publicamente o programa completo do “Melgaço em Festa 2025” na próxima sexta-feira, 1 de agosto, pelas 10h30, na Praça da República. A sessão servirá de arranque simbólico para o principal evento cultural e festivo do verão no concelho, que decorrerá entre 2 e 15 de agosto.
Mais do que uma simples conferência de imprensa, a apresentação foi pensada para ser uma pequena amostra da diversidade e riqueza do certame. A manhã contará com momentos de animação protagonizados por grupos tradicionais, concertinas e figuras típicas de Melgaço, bem como com a presença de representantes envolvidos na organização dos principais eventos da programação.
O “Melgaço em Festa” tem como objetivo celebrar e reforçar a identidade cultural do território, funcionando também como um momento de acolhimento para os milhares de emigrantes que regressam ao concelho nesta altura do ano.
“O Melgaço em Festa é um momento de celebração que envolve todo o concelho e valoriza aquilo que temos de mais genuíno: a nossa cultura, as nossas gentes e as nossas tradições. A apresentação pública pretende ser o arranque simbólico desta grande festa que é de todos”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista.
Uma programação recheada para 13 dias de festa
A edição de 2025 promete uma programação abrangente com espetáculos musicais de renome, recriações históricas, gastronomia e tradição. Entre os principais destaques já conhecidos estão:
-
2 e 3 de agosto: Dia do Brandeiro
-
5 de agosto: Festa do Emigrante
-
6 a 10 de agosto: Grandes espetáculos musicais com artistas como Quim Barreiros, Emanuel, Teresa Salgueiro, Amália Hoje e Sons do Minho.
-
7 de agosto: Festival Internacional de Folclore – O Mundo a dançar
-
8 a 10 de agosto: Mercado Medieval
-
9 de agosto: Cortejo Histórico
-
13 a 15 de agosto: Festa C(r)asteja