Promovida pela Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU), a segunda edição dos Prémios Cidade+ recebeu cerca de 60 candidaturas, desenvolvidas entre agosto de 2023 e março de 2025, por Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Empresas e Associações sem fins lucrativos, tendo sido avaliadas nos critérios de Inovação, Sustentabilidade, Impacto, Replicabilidade e Melhoria Operacional.
A iniciativa vianense foi distinguida na categoria “Estratégia Municipal para a Sustentabilidade”, afirmando-se como uma referência nacional na valorização de biorresíduos com impacto ambiental, económico e social.
Este projeto transformou a gestão dos biorresíduos em Viana do Castelo, captando resíduos orgânicos para valorização e reduzindo significativamente a deposição em aterro, promovendo a economia circular e a coesão social.
Com a implementação de compostagem doméstica e de uma solução tecnológica inovadora para recolha seletiva de biorresíduos, o Viana Abraça está a criar um novo paradigma de sustentabilidade urbana, enquanto apoia instituições sociais locais e promove a inclusão de cidadãos com deficiência, demonstrando que é possível transformar resíduos em recursos e em benefícios para a comunidade.
Este projeto apresenta também uma forte componente educativa, envolvendo a comunidade na separação e valorização dos biorresíduos e incentivando comportamentos sustentáveis. Esta iniciativa municipal demonstra que a sustentabilidade pode e deve ser construída com base na inovação, na inclusão e na corresponsabilidade dos cidadãos.
Para Luís Almeida Capão, Presidente da ALU, “os Prémios Cidade+ nasceram para reconhecer quem inova na Limpeza Urbana e contribui para cidades mais limpas e sustentáveis. O número e a qualidade das candidaturas mostram que há cada vez mais organizações a trabalhar para a sustentabilidade, a economia circular e o envolvimento dos cidadãos. Todos os participantes estão de parabéns por contribuírem para cidades melhores.”
O painel de jurados desta edição foi constituído por Carlota Borges, vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo e presidente da Mesa da Assembleia Geral da ALU; António Bento, presidente do Conselho Consultivo da ALU; Vítor Lemos, Associado Honorário da ALU; Ana Cristina Carrola, vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA); Luís Newton, vice-presidente da ANAFRE; João Ferrão, coordenador da Plataforma ODSlocal e investigador do ICS-ULisboa; e Graça Martinho, professora catedrática da NOVA FCT.