Com base nas informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Proteção Civil alerta para uma vaga de tempo quente e seco que irá afetar o território continental, aumentando significativamente o risco de incêndio.
De acordo com o comunicado da ANEPC, as temperaturas deverão aumentar, podendo ultrapassar os 40°C em algumas regiões. A este fator junta-se uma humidade relativa do ar muito baixa, inferior a 30%, e com fraca recuperação durante o período noturno, o que cria um cenário de elevado risco.
Efeitos esperados e proibições
A ANEPC alerta que estas condições meteorológicas são favoráveis à “ocorrência e rápida propagação de incêndios rurais”, ao mesmo tempo que aumentam a “dificuldade das ações de supressão”.
Face a este cenário, a Proteção Civil recorda à população um conjunto de proibições estritas para os dias em que o risco de incêndio for classificado como Muito Elevado ou Máximo:
-
É PROIBIDO realizar Queimadas Extensivas.
-
É PROIBIDO realizar Queimas de Amontoados.
-
É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se em locais devidamente autorizados para esse efeito e fora das zonas críticas.
A ANEPC apela à máxima cautela e à colaboração de todos os cidadãos na adoção de comportamentos preventivos para evitar a ocorrência de incêndios. A informação meteorológica e os níveis de risco podem ser consultados nos sites do IPMA e da Proteção Civil, respetivamente.