Em declarações à agência Lusa por volta das 09:00, o comandante sub-regional do Vale do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Rui Costa, mostrou-se otimista: “Se os trabalhos continuarem a evoluir favoravelmente queremos ter o incêndio controlado até final da manhã. Não podemos afirmar categoricamente, mas estamos a fazer tudo para que isso aconteça”.
Para auxiliar no combate às chamas, que se encontram a 12 quilómetros do Lindoso, foi solicitado um helicóptero pesado. No terreno, às 09:30, estavam 388 operacionais, apoiados por 126 viaturas.
Durante a noite, apesar do confinamento da freguesia de Ermida, não se registaram casas em perigo e os habitantes já puderam regressar às suas residências. Foram assistidos quatro operacionais, mas nenhum necessitou de ser transportado para uma unidade hospitalar.
As condições climatéricas para hoje são semelhantes às de segunda-feira, com previsão de vento com alguma intensidade até às 17:00, o que exige a manutenção de todos os esforços e cautelas por parte dos bombeiros e restantes equipas de proteção civil.