FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

31 Jul 2025

Solução inteligente para o desperdício de água vence Poliempreende no IPVC

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O projeto, denominado H2Optimize SmartFlow Meter, foi desenvolvido no seio do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que mais uma vez se destacou como uma plataforma de fomento à inovação, criatividade e empreendedorismo de base tecnológica.

Um contador de água inteligente que monitoriza consumos em tempo real, deteta fugas e tem a capacidade de atuar automaticamente para estancar a perda de água foi o grande vencedor da 21.ª edição regional do Poliempreende. O projeto, denominado H2Optimize SmartFlow Meter, foi desenvolvido no seio do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que mais uma vez se destacou como uma plataforma de fomento à inovação, criatividade e empreendedorismo de base tecnológica.

A proposta do H2Optimize SmartFlow Meter visa combater o desperdício de água através da tecnologia. O contador digital não só mede o consumo, como também identifica anomalias que possam indicar uma fuga. Perante essa deteção, o sistema ativa de imediato mecanismos de bloqueio do fornecimento, notificando simultaneamente os utilizadores, o que permite uma poupança real e significativa de um recurso cada vez mais valioso.

A apresentação dos projetos a concurso decorreu na última semana, no Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo. A iniciativa deste ano integra o projeto E3+ – Emprego e Empreendedorismo no Ensino Superior, financiado pelo COMPETE2030 e cofinanciado pela União Europeia. Este projeto visa reforçar a capacidade de estudantes e docentes para a criação do seu próprio emprego em áreas de base tecnológica.

Em segundo lugar na competição ficou o “Amostrador Inteligente”, uma solução inovadora para a recolha de amostras de água em contexto laboratorial. O terceiro prémio foi atribuído ao projeto “Neptalis”, um sistema desenhado para a monitorização e otimização do consumo de água em residências, empresas e unidades industriais.

Nesta 21.ª edição do Poliempreende, foram ainda apresentados publicamente perante um júri os projetos “SalvuS – Cuidador Digital”, “Lumière” e “QRP – Sabores do Bísaro”, evidenciando a diversidade de soluções empreendedoras com potencial de aplicação em setores tão distintos como a saúde, o ambiente, a alimentação e a tecnologia.

Para Sónia Carvalho, coordenadora do Poliempreende no IPVC, a iniciativa “continua a provar a capacidade criativa, crítica e empreendedora dos estudantes e docentes envolvidos”. A docente sublinhou ainda o impacto positivo do concurso ao “desafiar a comunidade académica a responder com soluções inovadoras a problemas concretos da sociedade”.

O Poliempreende define-se como um laboratório de inovação e um estímulo à criação de valor e à transferência de conhecimento para o tecido empresarial e social. O projeto vencedor, H2Optimize, irá agora representar o IPVC na final nacional do Poliempreende 2025, que terá lugar na primeira semana de setembro, em Aveiro.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts