O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, é palco, até 7 de agosto, da 11.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, este ano dedicada ao legado artístico da icónica coreógrafa Pina Bausch. O evento destaca-se pela forte adesão internacional, sendo já a edição mais global deste encontro de pesquisa artística.
De um total de 130 candidaturas provenientes de 16 países, foram selecionados 17 participantes de Portugal, Sérvia, Alemanha, Turquia, Brasil, Ucrânia, Itália e Hungria. Durante dez dias, a capital do Alto Minho transforma-se num laboratório criativo intensivo.
A direção das sessões de trabalho está a cargo de um painel de artistas de renome, incluindo Carlota Guivernau (Espanha), Isabel Barros (Portugal), Jean Laurent Sasportes (Marrocos), Mónica Guerreiro, Ricardo Simões (Portugal), Robert Sturm (Alemanha), Rui Horta, Sara Belo e Sara Carinhas (Portugal). Um dos pontos altos desta edição é a colaboração estabelecida pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana com o Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, a companhia fundada e dirigida pela própria coreógrafa alemã.
Para encerrar o evento, no dia 7 de agosto, uma quinta-feira, às 19h00, será apresentado um exercício performativo de entrada livre. A sessão culminará com a entrega dos certificados de participação e a divulgação do tema e das datas da edição do próximo ano.