Uma viatura de combate a incêndios dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Tazem, do concelho de Gouveia, capotou esta segunda-feira à tarde na A3, em Ponte de Lima, quando se deslocava para reforçar o combate ao grande incêndio que lavra na zona do Lindoso, em Ponte da Barca.
O acidente, que ocorreu ao quilómetro 71,5 da autoestrada, no sentido Sul-Norte, provocou cinco feridos ligeiros entre os bombeiros que seguiam na viatura. O alerta foi dado às 14:27, mobilizando para o local uma resposta rápida de várias corporações de bombeiros, do INEM e da VMER de Viana do Castelo, num total de 28 operacionais e 13 veículos.
De acordo com as autoridades, os cinco operacionais sofreram ferimentos considerados ligeiros e foram assistidos no local, sendo posteriormente encaminhados para o hospital para observação e tratamento.
A viatura de Vila Nova de Tazem integrava uma coluna de reforço que se dirigia para o teatro de operações do incêndio que deflagra desde sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês.[4][6] Este fogo tem mobilizado um dispositivo de combate de grandes dimensões, incluindo centenas de operacionais, dezenas de veículos e meios aéreos, alguns deles espanhóis.[7][8]
As causas do despiste ainda estão por apurar. O acidente condicionou a circulação na A3 durante as operações de socorro e remoção da viatura.
Foto: Nuno Cerqueira/E24