O candidato à Câmara Municipal é Duarte Antunes, 45 anos, Engenheiro Civil. No discurso de apresentação da sua candidatura começou por criticar “a incompetência governativa” do executivo socialista de Viana do Castelo, traduzida na
“fraca execução orçamental, na falta de coesão territorial, nas elevadas taxas e impostos cobrados pelo município e na falta de soluções para questões tão básicas como a mobilidade e a habitação”.
“Com uma equipa dinâmica, de mentalidade e ideias jovens, com know-how nas mais diversas áreas adquirido nos quatro cantos do mundo, apresentamos um programa autárquico ambicioso para Viana do Castelo em que o caminho proposto é claro: mais liberdade, mais eficiência, mais futuro apostando em cinco eixos prioritários: crescimento económico; habitação e mobilidade; visão de futuro; saúde e desporto; e sociedade livre e autonomia municipal”, referiu Duarte Antunes.
As principais propostas da candidatura de IL à autarquia vianense passam por “baixar de forma clara os impostos municipais, reduzir o IMI para o mínimo legal, implementar o Cheque Consulta, libertar terrenos públicos para habitação acessível e apoiar cooperativas habitacionais e a remodelação total da mobilidade na cidade, com eliminação dos gargalos de trânsito, integração e interligação dos diferentes meios de transporte”.
A lista candidata à Assembleia Municipal de Viana do Castelo é encabeçada pela também responsável pelo Grupo de Coordenação Local da IL: Marta VonFridden é arquiteta, tem 37 anos, e mostrou-se preocupada com os índices “negativos” de transparência registados na Câmara Municipal de Viana do Castelo, sendo que “em diversas áreas a transparência é mesmo inexistente”. Uma situação que, garantiu a candidata, vai mobilizar a atenção da IL que “tudo fará para mudar esta realidade”.