À saída, o cabeça de lista à Câmara Municipal, Eduardo Teixeira, anunciou a entrega de 16 listas, que descreveu como “projetos vencedores, com excelentes equipas, em várias freguesias de Viana do Castelo”.
O atual vereador independente garantiu que apresenta “uma equipa muito forte para ganhar a Câmara Municipal”, defendendo que o município precisa de uma mudança. “Queremos salvar Viana do Castelo deste marasmo de cento e muitos milhões de euros de orçamento. Todos os anos se gasta milhões em desperdício. Viana merece mais e melhor”, afirmou.
Eduardo Teixeira acusou a gestão municipal de desperdiçar recursos num concelho que, segundo o candidato, “vive num ambiente de conflito” e é “a capital de distrito com menor poder de compra”.
“Salvaremos Viana dos parques estacionamento pagos principescamente, salvaremos os jovens das oportunidades de trabalho que têm que ter, salvaremos os cidadãos de acessibilidades e transportes que não existem”, declarou.
O candidato adiantou que o programa eleitoral do Chega em Viana do Castelo será apresentado na primeira semana de setembro e terá, segundo disse, “uma forte ambição” para o futuro do concelho.
Com 319,02 quilómetros quadrados de área, Viana do Castelo tem 86.780 habitantes, de acordo com dados de 2023 da Pordata.
As eleições autárquicas estão agendadas para o dia 12 de outubro.