A primeira semana de agosto trará uma tendência mista para os preços dos combustíveis em Portugal, afetando o orçamento de milhões de condutores em plena época de férias. De acordo com as previsões avançadas por fontes do setor, como o Automóvel Club de Portugal (ACP), a gasolina deverá ficar mais cara, enquanto o gasóleo terá um ligeiro alívio.
A partir de segunda-feira, prevê-se que o preço de venda ao público da gasolina simples 95 aumente cerca de 2,5 cêntimos por litro. Em sentido contrário, o gasóleo simples deverá descer 0,5 cêntimos por litro.
Caso estas previsões se confirmem, o preço médio da gasolina simples 95 deverá fixar-se em torno dos 1,703 €/l, enquanto o do gasóleo simples poderá descer para os 1,585 €/l. Atualmente, o preço médio do gasóleo em Portugal é de 1,59 euros e o da gasolina é de 1,678 euros, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia.
Esta variação de preços tem em conta a evolução das cotações internacionais dos produtos refinados e do petróleo Brent, que serve de referência para o mercado europeu.
É importante sublinhar que estes valores são previsões e podem sofrer ligeiros ajustes até ao fecho dos mercados na sexta-feira. Além disso, os preços finais ao consumidor podem variar significativamente entre os diferentes postos de abastecimento e marcas, dependendo das suas políticas de preços e margens de comercialização.
Estas projeções assumem a manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo Governo, que incluem a redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), para mitigar o impacto da volatilidade dos mercados energéticos no bolso dos consumidores.