O destaque de hoje é a inauguração da exposição: “500 anos de Camões: a Camoniana da Fundação da Casa de Bragança”.
“A exposição dá a conhecer algumas das mais marcantes edições da sua obra, assim como pretende assinalar, também, a evolução da iconografia relacionada com o poeta maior da língua portuguesa”, refere a autarquia caminhense, em comunicado.
A mostra dá ainda conhecer o Barco de Vilar de Mouros, uma embarcação desaparecida há três décadas, de que foi construída agora uma réplica fiel, pelos trabalhadores da Câmara Municipal, e que está exposta nas arcadas dos Paços do Concelho.
“Este trabalho foi possível graças à investigação de Otávio Lixa Filgueiras, considerado o maior especialista de embarcações tradicionais portuguesas. O Professor Arquiteto Octávio Lixa Filgueiras esteve em Vilar de Mouros há muitos anos, onde ainda encontrou algumas embarcações, que identificou, e das quais deixou os planos que permitiram, agora, reconstruir o Barco de Vilar de Mouros, descrito como um pequeno barco de fundo chato, de proa e popa afiadas, que na freguesia era conhecido também por bateira”, adianta.
A organização da V Feira do Livro Luso Galaica da Ribeira Minho volta a apostar numa parceria, que reúne as câmaras municipais de Caminha, A Guarda e O Rosal, a União de Freguesias de Caminha Matriz e Vilarelho e o Jornal Caminha@2000.