No âmbito da Atividade Mundial de Escuteiros, este grupo teve a oportunidade de conhecer um território rico em “gente”, em património edificado, património natural, as suas tradições, a sua cultura e a música popular.
O grupo de escuteiros foi recebido pelo Vereador da Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Gonçalo Rodrigues, que deu as boas-vindas e manifestou-se muito satisfeito por ter em Ponte de Lima um grupo tão grande e disperso de todo o mundo, como se estivesse em Ponte de Lima um “pedaço de todo o mundo”.
Em Ponte de Lima, a centena de jovens oriundos de todo o mundo teve a oportunidade de conhecer os mais importantes pontos interesse de Ponte de Lima, viajar no Barco “Água Arriba”, visitar o Festival Internacional de Jardins, visitar e dar o seu contributo nas Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, assim como “serpentear” o Rio Lima através de canoas e gaivotas.
Na Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, conheceram a cultura do Vinho Verde e produção Agro-Pecuária. Também tiverem oportunidade de participar numa “Poda Verde” pelos seus vinhedos.
Ao nível do artesanato, contactaram com vários artesãos limianos, desde a tapeçaria, aos Trajes Regionais até à produção dos “Cabeçudos”.
Para finalizar, concluíram a última noite da atividade com a simulação de um “Arraial Minhoto”, onde não faltaram as bifanas, o vinho verde, os grupos de bombos, os ranchos folclóricos, os grupos de música popular até aos cabeçudos.