A grande novidade da edição de 2025 é a iniciativa “Ver através das mãos”, que mostrará ao vivo as várias técnicas artesanais. Neste mesmo dia , é também inaugurado o Posto de Informação da Romaria, nos Antigos Paços do Concelho, e a exposição de rua “O Legado em Cada Gesto – Romaria d’Agonia”, no Jardim Público.
Organizada pela VianaFestas, a Feira de Artesanato antecede o início oficial da Romaria da Senhora d’Agonia, que se realiza de 12 a 20 de agosto. Além dos expositores de artesanato tradicional e contemporâneo, o Jardim Público terá a Praça “Sabores da Festa”, com diversas propostas gastronómicas.
“A Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia é um espaço de identidade e de continuidade cultural. Aqui preservamos técnicas ancestrais, damos palco aos nossos artesãos e mostramos que a tradição tem futuro. É este o espírito da Romaria da Senhora d’Agonia — honrar o passado, efetivar no presente com o olhar posto no que podemos deixar às gerações seguintes”, sublinha Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora da Romaria d’Agonia.
Durante os dias da feira, o stand da VianaFestas acolhe a iniciativa “Ver através das mãos”, com cerca de 20 artesãos de diferentes áreas – da filigrana certificada ao figurado, do croché aos cabeçudos – que estarão a demonstrar as suas artes ao vivo entre os dias 09 e 13 de agosto, das 16: 30 às 18:30, e de 15 a 20 de agosto, das 14:30 às 18:30.
A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos.