Chama-se Kindness & Care e é a nova spin-off (empresa académica) da Universidade do Minho. Parte dos recentes avanços na enfermagem para levar cuidados de saúde diferenciados a casa de pessoas idosas dependentes e dar ainda apoio direto às suas famílias. A equipa multidisciplinar está ao dispor 24 horas por dia e, para já, na região de Braga. Há mais detalhes em kindnesscare.pt.
Esta é a primeira spin-off da Escola Superior de Enfermagem da UMinho (ESE), o que reconhece o seu percurso de inovação e empreendedorismo, bem como os contributos para o impacto socioeconómico no território e o conhecimento científico e técnico nesta área. O novo projeto visa uma abordagem contínua, integrada e focada no bem-estar físico, emocional e social da pessoa, em aspetos como a reabilitação e gestão da vulnerabilidade, a capacitação de cuidadores e o desenvolvimento de metodologias para a melhoria da qualidade dos cuidados e da tomada de decisão clínica.
O estatuto de spin-off foi agora atribuído pela vice-reitora para a Investigação e Inovação, Sandra Paiva, numa sessão que contou também com os mentores da jovem empresa, Cláudia Augusto e Armando Augusto, e a coordenadora de Empreendedorismo da TecMinho, Clara Silva. O processo teve pareceres positivos prévios dos professores Fernando Petronilho e Manuela Machado, da ESE, e da diretora do Centro de Investigação em Enfermagem, Rafaela Rosário.
No desenvolvimento do projeto, a equipa fundadora participou no Laboratório de Empresas da TecMinho (interface para a inovação e transferência de conhecimento da UMinho), o que permitiu validar o modelo de negócio, apoiar a estruturação da proposta de valor e identificar necessidades do mercado. A UMinho tem meia centena de spin-offs nas mais diversas áreas, nomeadamente das engenharias e ciências.