Com início marcado para as 10h00, a Rota dos Azulejos terá o seu início no Museu dos Terceiros, que alberga o mais significativo repositório azulejar da vila de Ponte de Lima.
A visita a algumas salas do museu, onde se exibem diversos exemplares produzidos durante um longo horizonte temporal, entre os séculos XVI e XIX, será o pretexto ideal para uma breve história da evolução deste material cerâmico, a nível técnico e artístico.
O itinerário segue depois para o exterior, onde, em pleno Centro Histórico, o visitante deparará com painéis historiados do mais notável pintor de azulejos português do século XX, Jorge Colaço, assim como outros trabalhos mais recentes dispersos pelo espaço público, relacionados com a história e as tradições de Ponte de Lima.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia, estando limitada à capacidade do grupo e à participação mínima de 10 pessoas.
Esta será uma oportunidade única para conhecer um pouco mais sobre esta forma de expressão artística em que Portugal tanto se notabilizou, chamando também a atenção para o património azulejar de Ponte de Lima.
Para mais informações e inscrições, contactar o Museu dos Terceiros, através do email mute.geral@museuspontedelima.pt ou telefone 258 240220.